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Aviso de credenciamento

 

Retrospectiva 2018: Plan-Assiste fortalece e qualifica rede credenciada.

Além da rede direta, o programa conta ainda com as redes conveniadas da Unimed e da Gama Saúde.

Em 2018, a Secretaria do Programa de Saúde e Assistência Social (Plan-Assiste) implementou melhorias importantes nos serviços prestados aos beneficiários, destacando-se o fortalecimento e qualificação da rede credenciada, a consolidação e expansão dos serviços no portal do beneficiário, a elaboração do catálogo de serviços, o apoio ao Exame Periódico de Saúde e o treinamento das equipes regionais.

Rede credenciada: o Plan-Assiste disponibiliza aos seus beneficiários uma robusta rede credenciada direta distribuída em todo o território nacional, formada por mais de 2800 hospitais, clínicas e profissionais autônomos, que ao fim de 2018 apresentava a seguinte composição:

Hospitais 133
Home care 37
Laboratórios clínicos 162
Profissionais e clínicas médicas 1039
Profissionais e clínicas paramédicas 655
Profissionais e clínicas odontológicas 778

Além da rede direta, o Programa conta ainda com as redes conveniadas da Unimed e da Gama Saúde, que asseguram atendimento nas localidades onde há dificuldade em firmar o contrato direto, como nas cidades do interior dos Estados.

Portal do beneficiário: em março de 2018 o Programa estendeu para todos os beneficiários titulares o acesso ao Portal do Beneficiário, acessado no site do Plan-Assiste na internet, disponibilizando os serviços de pedido eletrônico de reembolso, emissão de extratos de coparticipação, emissão de informe de rendimentos, dentre outros. Logo em seguida, em maio de 2018, o portal passou a oferecer, também, a inscrição eletrônica de beneficiários. A próxima melhoria prevista para o portal ainda no primeiro semestre de 2019 é a automatização dos pedidos de autorização de procedimentos que, atualmente, é realizado presencialmente nas unidades do Plan-Assiste.

Catálogo de serviços: foi concluído em dezembro de 2018 e comtempla o detalhamento dos principais serviços disponibilizados pelo Plan-Assiste aos beneficiários, especificando as respectivas regras e prazos de atendimento.
Exame Periódico de Saúde: o Plan-Assiste atua como apoio à Secretaria de Serviços Integrados de Saúde na execução do Exame Periódico de Saúde, conforme prevê a Portaria PGR/MPU nº 301/2012, e desta forma, no decorrer do ano de 2018, cerca de 600 consultas médicas e 4.200 procedimentos relativos ao EPS foram realizados por meio da rede credenciada do Plan-Assiste, no montante de R$ 157,7 mil custeado com recursos orçamentários do EPS.

Capacitação: foram realizadas duas turmas do treinamento das equipes regionais, em maio e em outubro de 2018, que tiveram a participação de vinte servidores. Este treinamento é importante para capacitar, atualizar e qualificar os servidores que atuam nas gerências regionais do Plan-Assiste, além de facilitar a padronização das operações e otimização da execução dos recursos do Programa.

Merece destaque, ainda, que em 2018 o Supervisor de Relacionamento com a Rede Local do Plan-Assiste, Fabrício Ramos da Cruz, assumiu o cargo de Diretor Técnico da UNIDAS-DF - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde no Distrito Federal - da qual o Plan-Assiste é filiado, esperando-se com isso um maior protagonismo do Programa no segmento das autogestões em saúde na região, além de buscar continuamente a racionalização e a otimização operacional e orçamentária mediante o compartilhamento de experiências e informações com outras operadoras de saúde.

Registre-se também que o Plan-Assiste tem se firmado como uma referência no segmento da saúde suplementar dos órgãos da administração pública direta. Nesse sentido, no decorrer do ano de 2018 a Diretoria Executiva do Programa foi procurada por representantes do Tribunal de Justiça de São Paulo, do Ministério Público do Mato Grosso do Sul, do Tribunal Superior Eleitoral, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região e do Banco Central do Brasil para compartilhar informações sobre o modelo de gestão adotado no Programa.

Para 2019, os desafios que se apresentam para o Plan-Assiste, além da busca contínua pela manutenção da excelência dos serviços prestados, é assegurar a sustentabilidade econômica e financeira do Programa diante do cenário de restrição orçamentária vivenciada na administração pública. Assim, todos os esforços serão envidados para preservar a principal diretriz da equipe do Plan-Assiste que é assegurar a qualidade dos serviços com o menor custo possível.

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